One day we'll be together (we'll never be apart)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ciúme de você..... ♫

Ciúme. De acordo com os psicólogos: "Ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade". Do dicionário, receio ou despeito de certos afetos alheios não serem exclusivamente para nós. Inveja.

Discordo. Ciúme pra mim é o medo que temos daquilo (ou daquele) não ser exclusivamente nosso e, principalmente, ciúme não é inveja. Se formos pelo conceito de inveja, o que eu disse pode parecer confuso e contraditório. Expliquemos. Inveja é quando desejamos algo que não é nosso pelo simples motivo de outra pessoa possui-lo, que não nós mesmo. Ciúme é quando aquilo que sentimos que é nosso está, esperançosamente, temporariamente com outra pessoa e, obviamente, o queremos para nós.

Ciúme de gente, de bicho, de carro. Ciúme de sentimento, de status e de classe. Dos vários tipos, uma mesma sensação: vazio. É como se guardássemos um espaço pra algo ou alguém que não está presente e que, por consequência, está em qualquer outro lugar. Daí vem a vontade de ter pra si, que desencadeia uma série de reações, dependendo do indivíduo: raiva, angústia, tristeza e até perseverança. Como sempre, existem aqueles que desejam, desejam e desejam mas não fazem nada por isso e sentem nada mais do que raiva ao ver a "sua" pessoa feliz com outra. Tem gente que se tranca em casa, chora e se escabela e tem gente que vai atrás do que quer e esses, particularmente, são os meus preferidos até porque eu sou assim. Nunca fui de sentar e esperar que as coisas viessem até mim. Até porque o que não é meu não vai vir até mim nunca se eu ficar esperando. E também não vejo problema em ir atrás do que eu quero. Nem nunca tive vergonha. Óbvio, convenhamos, nunca me atirei em cima de ninguém e nem fiz o impossível para ter alguma coisa mas sempre, dando um jeito aqui e dizendo outra coisa ali, consegui o que queria. Inclusive sou o exemplo vivo disso hoje. Tenho a pessoa que eu sempre quis do meu lado mas também não fiquei parada igual uma mosca esperando que as coisas acontecessem.

Acho que ciúme faz bem numa relação seja entre tu e teu marido ou entre tu e teu cachorro (o que, dependendo do marido ou do cachorro, pode ser quase a mesma coisa). Faz a gente cuidar melhor, desejar mais e tomar mais cuidado para não perder.

Ciúme é isso e faz parte.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Hapiness

É estranho quando a vida para, dá aquela "acalmada". De repente aquela angústia de estudar e passar no vestibular, termina na tão sonhada matrícula na federal. A carência incômoda de todos os dias acaba diariamente no "eu te amo" de quem a gente quer bem. O desespero de uma briga familiar se vai na esperada reconciliação e, num piscar de olhos, tudo está bem. Calmo, como se finalmente a nossa rotina tivesse entrado nos trilhos certo e fosse, como um trem, sempre em frente, retornando e virando à direita se caso algo der errado.
O alcance dos sonhos parece estar tão perto e o futuro só uns passos à frente. É como se a gente visse a abertura, à nossa frente, de inúmeras portas, nomeadas: felicidade, carreira, amor e final feliz. Portas que só nos reservam alegria.
Muita gente diz que não se pode gritar alto a felicidade porque "a inveja tem sono leve". Discordo. Acho que a felicidade pode demorar muito pra chegar mas quando isso acontece, se tomarmos cuidado, se não abusarmos dela e acharmos que ela é infinita, ela fica, permanece. Com altos e baixos, como qualquer outro sentimento ou sensação. A felicidade, com certeza, é efêmera; não duvido disso - mas acredito que ela possa se instalar nas nossas vidas e permanecer por muito tempo. Tempo suficiente para que no fim possamos dizer que tudo valeu a pena.
Quando a gente, pela primeira vez, pode sentar e respirar com aquela sensação de dever cumprido é que percebemos o quanto vale a pena batalhar por aquilo que queremos, correr atrás dos nossos objetivos. Única e exclusivamente para ter essa sensação depois, uma das melhores do mundo. É como ter tudo encaixado, nos perfeitos lugares, depois de muito esforço e dedicação e, a partir daí, passamos a torcer para que todos passem por isso pelo menos uma vez na vida.
A felicidade é passageira e chegou pra mim. Um aviso: não pretendo abrir mão dela tão cedo.