One day we'll be together (we'll never be apart)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ciúme de você..... ♫

Ciúme. De acordo com os psicólogos: "Ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade". Do dicionário, receio ou despeito de certos afetos alheios não serem exclusivamente para nós. Inveja.

Discordo. Ciúme pra mim é o medo que temos daquilo (ou daquele) não ser exclusivamente nosso e, principalmente, ciúme não é inveja. Se formos pelo conceito de inveja, o que eu disse pode parecer confuso e contraditório. Expliquemos. Inveja é quando desejamos algo que não é nosso pelo simples motivo de outra pessoa possui-lo, que não nós mesmo. Ciúme é quando aquilo que sentimos que é nosso está, esperançosamente, temporariamente com outra pessoa e, obviamente, o queremos para nós.

Ciúme de gente, de bicho, de carro. Ciúme de sentimento, de status e de classe. Dos vários tipos, uma mesma sensação: vazio. É como se guardássemos um espaço pra algo ou alguém que não está presente e que, por consequência, está em qualquer outro lugar. Daí vem a vontade de ter pra si, que desencadeia uma série de reações, dependendo do indivíduo: raiva, angústia, tristeza e até perseverança. Como sempre, existem aqueles que desejam, desejam e desejam mas não fazem nada por isso e sentem nada mais do que raiva ao ver a "sua" pessoa feliz com outra. Tem gente que se tranca em casa, chora e se escabela e tem gente que vai atrás do que quer e esses, particularmente, são os meus preferidos até porque eu sou assim. Nunca fui de sentar e esperar que as coisas viessem até mim. Até porque o que não é meu não vai vir até mim nunca se eu ficar esperando. E também não vejo problema em ir atrás do que eu quero. Nem nunca tive vergonha. Óbvio, convenhamos, nunca me atirei em cima de ninguém e nem fiz o impossível para ter alguma coisa mas sempre, dando um jeito aqui e dizendo outra coisa ali, consegui o que queria. Inclusive sou o exemplo vivo disso hoje. Tenho a pessoa que eu sempre quis do meu lado mas também não fiquei parada igual uma mosca esperando que as coisas acontecessem.

Acho que ciúme faz bem numa relação seja entre tu e teu marido ou entre tu e teu cachorro (o que, dependendo do marido ou do cachorro, pode ser quase a mesma coisa). Faz a gente cuidar melhor, desejar mais e tomar mais cuidado para não perder.

Ciúme é isso e faz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário